sexta-feira, fevereiro 24, 2006

vai e vive

"1984. Milhares de africanos oriundos de 26 países devastados pela fome encontram-se nos campos do Sudão. Numa iniciativa conjunta de Israel e dos Estados Unidos, é levada a cabo uma acção – a acção Moisés – para levar os milhares de Judeus etíopes para Israel. Uma mãe cristã obriga então o seu filho a declarar-se judeu para o salvar da fome e da morte. O rapaz chega à Terra Santa. Declarado órfão, é adoptado por uma família francesa sefardita que vive em Telavive. Vive no medo que o seu segredo, a sua dupla-mentira sejam descobertos: ele não é nem órfão, nem judeu, é apenas negro.Ele vai descobrir o amor, a cultura ocidental, o judaísmo, mas também a guerra e o racismo dos territórios ocupados. Vai tornar-se judeu, francês, israelita... uma verdadeira torre de Babel. Mas ele nunca esquecerá a sua verdadeira mãe, que ficou sozinha nos campos e que ele sonha um dia poder reencontrar."
Deixou-me um imenso nó na garganta e a espinha arrepiada.
A não perder.
No King - 16h30, 21h30.

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

estro-génios?

Por incrível que pareça, chorei no fim de "walk the line" quando nas ultimíssimas legendas já dos factos históricos, sobre a continuação real da história do filme, apareceu a pequenino que johnny cash morreu 4 meses depois de june carter, depois de 35 anos de casados. As lágrimas não pararam de cair de comoção, mesmo com os inúmeros "por que choras?" da inês. Quando estou com TPM, recuso-me determinantemente até a ver o serviço de urgência, porque me abala cinco vezes mais do que abalaria num dia normal. Choro quase só de ver a menina esfolar o joelho. Fico insuportável, por um dia inteiro.
Mas depois de noites de estudo e de poucas horas de sono, acho que ando a precisar de me sentir assim, a verdadeira criança.

terça-feira, fevereiro 14, 2006

pequenas descobertas

Axiomas:
1. Há muito tempo, descobri o esparguete, e adorei.
2. O esparguete faz-se muito rápido.
3. Hoje, descobri a polpa de tomate.
4. A polpa de tomate junta-se a vários alimentos.

Teoremas:
1. Descobri o esparguete com polpa de tomate.
2. Descobri uma forma rápida de almoçar o que gosto.

{1, logo, 2 : (se) estou sozinha em casa} = dias úteis ao chegar da escola
1, logo, 2 ------> (tende para) infinito
infinito = até enjoar.

sábado, fevereiro 11, 2006

Havia muito tempo que não se metia numa caixa de "punts".
Na verdade, fez-lhe bem. Depois de uma semana "intensamente escolar", dançar o corpo seria só uma forma de sacudir todas as responsabilidades. Só por uma noite.
Às vezes sentia mesmo ser preciso olhar à sua volta e ver entre piscares demasiado rápidos de luzes quem dançava consigo. Às vezes, ela própria gostava que a vissem só entre piscares de luzes, que só a vissem metade do tempo. Para sentir no corpo a liberdade de se dançar no invisível, ou no metade-visível. Mas, claro, precisava que a sentissem lá. E sentiu-os, e sentiu-se lá. Estava a precisar. Estava a precisar de se meter numa dessas caixas de que não gostava, só para se sentir a outra pessoa, a que dança e dança a música continuamente igual, e que se esquece. Que se esquece nessas horas que existe o "lá fora".
Dançou e dançou, e, no fim, soube-lhe bem de mais sentir que existia mesmo o "lá fora".
E, no fim da noite, saiu.
"Estava a precisar" de fugir também daquilo.